Branqueamento Dentário

Maio 16, 2019 - por cdxcode - in Medicina Dentária

Comentários fechados

O Branqueamento dentário: 

O Branqueamento dentário  é um procedimento médico que torna os dentes mais brancos sem os danificar. Qualquer pessoa pode fazer o branqueamento desde que não tenha cáries e com os devidos cuidados os resultados podem durar anos.
O tom mais escuro dos dentes pode ter várias causas como: idade, bebida, tabaco, determinados alimentos com muito corante, tratamentos dentários(desvitalizações) ou trauma.
Existem várias técnicas com diversos materiais e produtos, o que faz com que o branqueamento possa ser feito em casa ou na clínica.
Para que o tratamento possa ser feito em casa, o dentista tira o modelo da boca do paciente e confecciona uma moldeira individual (arcada superior e inferior) com o formato dos dentes, na qual se introduz o gel branqueador para seguidamente colocar na boca.
Na clínica existem dois tipos de branqueamento, o externo e o interno.
No branqueamento externo, depois de proteger devidamente os lábios e gengivas, é aplicado um gel directamente no dente que é activado pela luz do fotopolimerizador que vai aclarar o dente. Apesar do tratamento ser realizado numa única sessão e do resultado ser imediato, este tratamento é mais dispendioso e cansativo para o paciente.
O branqueamento interno, caso o paciente tenha um dente escurecido devido a desvitalização ou a trauma, é feito pelo dentista colocando o produto branqueador dentro do dente, usando o fotopolimerizador para fazer a activação do produto. Este procedimento tem a duração de várias sessões, mas pode ter resultados que durarão alguns anos. No entanto, deve ter em consideração que este tratamento não aclara compósitos no caso de grandes restaurações e que deverá fazer a sua substituição no final do branqueamento, para que a cor seja a mesma.
Durante o branqueamento dentário bebidas como café, vinho tinto ou comidas com muito corante(ex:beterraba) devem ser evitadas.
O branqueamento pode causar alguma sensibilidade dentária, que apesar de passageira pode levar à diminuição do tempo de uso das moldeiras no tratamento em casa ou à utilização da luz foto (na clínica). Pode no entanto usar um gel dessensibilizante.”
Dra. Regina Marcelino
 

 

 



Partilhe este Artigo

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

×

Marque uma Consulta.