Ortodôncia :

A Ortodôncia é a área da Medicina Dentária que trata de problemas de alinhamento dentário e desarmonias dentofaciais,  recorrendo-se a aparelhos fixos e/ou removíveis, com o objetivo de melhorar a estética e função orais e faciais.

É possível corrigir a má oclusão, intervindo precocemente na infância, ou um pouco mais tarde na adolescência e na idade adulta.

Na infância pode-se intervir com aparelhos removíveis ou fixos, dependendo da patologia apresentada e que é muito diversificada, conseguindo-se por exemplo descruzar mordidas cruzadas anteriores ou posteriores, permitindo que os maxilares se desenvolvam e possam albergar os dentes definitivos que irão erupcionar. Podemos também , após extração precoce de dente de leite(por cárie ou trauma), colocar mantenedores de espaço que permitem que esse espaço seja mantido para o dente definitivo sucedânio. A esta área da Ortodontia dá-se o nome de Ortodontia Intercetiva. 

Nas fases da adolescência e adulta podemos intervir sobretudo com aparelhos ortodônticos fixos, sejam eles autoligáveis ou não, linguais ou não, havendo também técnicas ditas “invisíveis” em que se usam alinhadores dentários transparentes.

Importa referir que cada caso é um caso, e por isso mesmo as sugestões de tratamento apresentadas exigem um criterioso estudo prévio, para ir de encontro às expectativas dos pacientes.

A correção ortodôntica traz uma série de vantagens ao paciente desde a melhoria estética e funcional, passando pelo aumento da eficácia mastigatória, e culminando na prevenção de algumas patologias temporomandibulares.

 

Médica responsável:

 

Dra. Regina Marcelino

 

 

 

 

×

Marque uma Consulta.