Oclusão, Disfunção Temporomandibular e Dor Orofacial :
A Oclusão é a área da Medicina Dentária que diagnostica, previne e trata os problemas relacionados com más oclusões e disfunções temporomandibulares(problemas da articulação da mandíbula), que se manifestam como dores e cansaço dos músculos da face, dores mastigatórias, estalidos na abertura e/ou fecho da boca, dificuldade de abertura e/ou fecho da boca e dores de cabeça.
A Disfunção da articulação Temporo Mandibular(DTM) é definida como um conjunto de distúrbios que envolvem os músculos mastigatórios, a ATM e estruturas associadas.
A Articulação Temporo Mandibular (ATM) está localizada à frente do ouvido e estabelece a união da mandíbula com o crânio. É composta pelo côndilo mandibular, fossa glenóide e eminência articular(estruturas ósseas), tendo um disco articular interposto , estando o conjunto anterior rodeado de cápsula, ligamentos e músculos. É uma das articulações mais complexa do nosso organismo, até pelo simples facto de não poder funcionar unilateralmente. Todas as alterações produzidas numa das articulações, produzirão invariavelmente alterações na contralateral.
Estas disfunções articulares e musculares são multifatoriais, mas sabemos que o stress, a ansiedade, o bruxismo cêntrico ou excêntrico e os problemas de posicionamento dentário são os principais causadores de um desequilíbrio nas articulações, músculos e ligamentos.
O tratamento começa num correto diagnóstico, fazendo-se uma exaustiva história clínica e um minucioso exame físico, passando pela confecção de diferentes tipos de goteira, pela fisioterapia, pela acunpuctura ou punção seca, pela anestesia de pontos gatilho, pela prática de determinados desportos e/ou técnicas de relxamento e pela mudança de estilos de vida.
Nalguns casos poderá haver necessidade de prescrição medicamentosa ou de intervenções mais invasivas como viscosuplementação com ácido hialurónico, a artroscopia e a artrocentese. Já estão a ser feitos estudos com vista à substituição do disco articular humano por outro com igual função, por isso , num futuro bem próximo poderemos estar perante uma infinidade de opções terapêuticas.
Médicos Responsáveis :