Implantologia :

A Implantologia é a especialidade da Medicina Dentária dedicada à reabilitação das ausências dentárias através da colocação de implantes.
A reabilitação de maxilares desdentados parcial ou totalmente já não implica obrigatoriamente o desgaste de dentes naturais para a confecção de pontes ou o uso de próteses removíveis suportadas nos dentes restantes ou apenas na mucosa do doente.
Com o recurso aos implantes dentários temos hoje soluções de reabilitação que nos permitem preservar dentes e evitar o recurso às desconfortáveis próteses dentárias.
Os implantes são estruturas em titânio puro que ao serem colocados nos maxilares vão desempenhar o papel antes exercido pelas raízes dos dentes naturais. Os implantes ao serem inseridos nos maxilares e após o tempo necessário para a osteointegração (cicatrização óssea) servirão de suporte para a colocação de uma coroa quando se trata de implantes unitários (falta de um dente), uma ponte fixa sobre implantes (falta de mais de 3 dentes contínuos) ou de uma prótese total fixa ou removível sobre implantes.

Vantagens do tratamento com implantes dentários : 

Se após avaliação e diagnóstico do seu caso clínico, o seu médico dentista lhe sugerir a substituição dos seus dentes perdidos por implantes dentários, considere as seguintes vantagens:
1. Uma solução estética– A perda de vários dentes leva a uma situação de falta de sustentação com afundamento dos lábios e bochechas que confere à pessoa um aspeto mais envelhecido. Os implantes dentários previnem esta situação, foram desenvolvidos para oferecer uma boa estabilidade, tendo como objetivo uma solução restauradora com aparência natural.
2. Preservação do osso– Quando se perdem dentes é possível perda do osso. Se perdeu um ou mais dentes, estas forças deixam de atuar, o osso maxilar deixa de ser estimulado e pode começar a retrair. O tratamento com implante dentário pode ajudar a evitar perda gradual do osso, substituindo a raiz natural
do dente, transmitindo assim, forças de mastigação aos ossos do maxilar, o que pode ajudar a preservar o
osso.
3. Preservação do dente– Com um implante dentário não há necessidade de desgastar os dentes vizinhos à falta de um dente, contribuindo assim para a preservação dos dentes, mantendo-os saudáveis e intactos.
4. Melhoria da saúde oral– Os implantes dentários comparando com as próteses, facilitam o acesso entre os dentes, melhorando a higiene oral.
5. Maior satisfação, aumento de auto-estima– Dentes de substituição suportados por implantes são idênticos aos dentes naturais porque estão firmemente apoiados sobre o maxilar. Assim, permite que se sinta mais confortável ao falar, sorrir e comer (sem dor).

Médico Especialista : 

 

Dr. João Fonseca e Costa

 

 

 

×

Marque uma Consulta.